CABEÇALHO-Pintura oferecida à Escola Secundária Augusto Cabrita, pelo pintor do Barreiro Kira, em homenagem ao seu amigo Augusto Cabrita.

terça-feira, 19 de julho de 2022

OS DIAS DA HISTÓRIA : dias de julho

OS DIAS DA HISTÓRIA

Este marcador procura assinalar alguns dias do calendário, em cada mês, fundamentais na nossa história coletiva.

Julho

14

O Dia Nacional de França

Início da revolução francesa em 1789, com a tomada da Bastilha pelo povo. A Bastilha era o símbolo do antigo regime e da repressão e opressão política.

A Revolução Francesa teve como lema a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.

É um acontecimento que influenciou toda a futura história da humanidade e que influenciou outras revoluções contra a monarquia, nomeadamente, a revolução liberal portuguesa de 1820.

Trouxe a Europa para uma nova época: a contemporânea, marcada pelos direitos do cidadão  e pela criação de textos constitucionais onde se verteram direitos fundamentais como a soberania popular, a representatividade, a ideia de igualdade, o conceito de cidadania e a educação como fator de progresso das sociedades.


*

18

Dia Internacional de Nelson Mandela (Nelson Mandela Internacional Day) é celebrado anualmente em 18 de julho.

Esta data celebra e homenageia a vida e o legado de um dos líderes mais corajosos e admiráveis do mundo!

Nelson Mandela lutou pela construção de uma vida melhor para o seu povo, garantindo a igualdade social, política e económica para todos os negros que viviam na África do Sul durante o regime do Apartheid.

Após passar vários anos preso, Nelson Mandela foi eleito o primeiro presidente da África do Sul e foi laureado com o Prémio Nobel da Paz, pela sua luta contra o Apartheid.

Mandela morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.


Um poema para Mandiba,

Que bom seria que no mundo
o carcereiro e o seu prisioneiro
falassem com respeito profundo!
Sei de homens,
na mais adversa situação,
cada um em sua condição,
que souberam apertar a mão.
Há homens exemplares
que metem à prova a nossa pequenez.
Epílogo:
Dedicado a Nelson Mandela e ao seu carcereiro.
©Domingos Boieiro

 

20

Dia Mundial do Amigo

O Dia do Amigo celebra-se a 20 de julho.

A amizade comemora-se pelo mundo a 20 de julho e Portugal não é exceção. A origem da data remonta a 1969, data da chegada do homem à Lua,  e que demonstra a união dos homens para alcançar objetivos fundamentais. Os amigos são essenciais na nossa jornada.

Sem amigos somos incompletos.

A família não se escolhe, mas os amigos sim.

Um poema aos amigos,

Aos amigos,
Até para além do infinito,
Amigo é aquele que está,
Sempre, sempre contigo,
Nas horas boas e nas más!
O amigo é o que oferece
A porta para tu entrares,
Quando o coração padece,
Dá-te guarida para ficares!
O amigo dá-te o pouco,
É dá-te o muito também.
É aquele que acha pouco,
Quando dá tudo o que têm!
Amigo, querido amigo,
És assim, és como és,
Mesmo que no caminho
Arrastemos os dois os pés!
© Domingos Boieiro


Boas férias e bons dias da história
A equipa das BE


MIBE 2022 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares : Ler para a paz e Harmonia

A Leitura como forma de aproximar o mundo.

Ler para a Paz e Harmonia Globais - MIBE 2022

No próximo ano letivo este é o lema a nível internacional das bibliotecas escolares




A Montra da Livraria: Sugestões de Leitura

A Montra da Livraria

Com o aproximar das férias a Equipa da Biblioteca Escolar sugere-vos alguns livros para lerem, com tempo e em família. No sofá, no campo, na praia, ao luar, onde vos apetecer, sós ou acompanhados.

 

Para Ler em Família

 
João Barbosa

Até aos 6 anos

Sinopse

Era cedo quando bateram à porta.
Do lado de fora ninguém respondeu.
Mas, fosse quem fosse, continuou a bater.
E se for um bicho mau?


*

 

Carla garrido

Até 6 anos

Sinopse

Já imaginaste uma amizade entre um crocodilo e um grilo?
Embarca então nesta aventura e viaja com eles ao longo do deserto, conhece as pirâmides e descobre tesouros escondidos há milhares de anos!
Uma história repleta de surpresas e emoções, onde a Gratidão, o Companheirismo e a Amizade são os valores mais importantes.


 *

Isabel Peixeiro (Texto) / Marta Nunes (Ilustração)

Dos 5 aos 10 anos

Sinopse

No tempo das florestas de encantos, não havia dia que não terminasse com uma história. Afinal, as histórias serviam de adubo para fazer as mais frágeis flores despontar.

Animais falantes, bruxas, palácios e, até, uma caixa vermelha: tudo era uma história. Estas páginas não fogem à regra; nelas encontramos também uma história, de uma menina e do seu avô. E de palavras e pensamentos que se partilham à mesa.
Querem que vos conte?

 

*

 
António Avelar  de Pinho

Para  6/7 anos

Sinopse:

Macacos no nariz, um espantalho paspalho, um palhaço palha d’aço, algumas pipocas tagarelas, um crocodilo chamado Danilo e outras tantas personagens convivem neste livro cheio de palavras brincadas, pontos, vírgulas, exclamações e interrogações, com muitas rimas pelo meio. Mas, atenção, nem todas são perfeitas, cruzadas ou emparelhadas, e muitas vezes até saem da linha para nos vir ensinar que o mundo nem sempre é a direito!


 *

Ricky Riordan

 Juvenil/3º ciclo

Sinopse

Os mestiços passaram o ano inteiro a preparar a batalha contra os Titãs, sabendo que a vitória é pouco provável. O exército de Cronos está mais forte do que nunca, e a cada novo deus ou mestiço que é recrutado, o poder de Cronos aumenta cada vez mais. Enquanto os Olimpianos lutam para travar o monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova Iorque, onde o Monte Olimpo quase não tem vigilância. Cabe agora a Percy Jackson e ao seu exército de jovens semideuses travarem o Senhor do Tempo. Neste muito aguardado quinto e último livro da série best-seller Percy Jackson e os Heróis do Olimpo, a profecia envolve o dia do 16.º aniversário de Percy.  E, enquanto luta por travar o fim da civilização ocidental nas ruas de Manhattan, Percy enfrenta a terrível sensação de que, na realidade, está a lutar contra o seu próprio destino.

 

*

 
Francisco Duarte Mangas

Ensino secundário

Sinopse

«A árvore-da-borracha, esta, plantada por minha ordem, encerra o sagrado lume da eternidade, resistirá a tudo, aos temporais, a sismos; as raízes vão beber nas profundezas do mar, onde dizem ser doce a água». Passa-se n segunda metade de oitocentos nos Açores.
O Alfarrabista de Ponta Delgada é uma narrativa a duas vozes, em geografias e tempos distintos. Laura silencia, desde a adolescência, uma memória terrível, avivada nos despovoados dias da pandemia. George Brown, jardineiro-chefe, acalenta o sonho de pôr o vento a tanger nas árvores.


*

Sophie Seromenho

 Pais e Filhos / Secundário

Sinopse

Em Não é Loucura, é Ansiedade — Primeiros socorros para combater a doença do século, a psicóloga clínica Sophie Seromenho apresenta estratégias de que te vão ajudar a lidar com as tuas emoções de modo a atingires o bem-estar emocional. Recorrendo a exercícios práticos, aprenderás:
- estratégias para gerires a tua ansiedade;
- como melhorar a relação contigo mesmo e aumentar a tua autoconfiança;
- identificar a origem dos teus medos e a "descatastrofizar" os teus pensamentos, emoções e sensações corporais geradoras de ansiedade;
- como a exposição gradual às tuas fontes de ansiedade pode ajudar-te a enfrentá-las;
- técnicas que te permitirão lidar com os temidos ataques de pânico;
- a importância do autocuidado na gestão da tua saúde mental.

 

*

Ana Cristina Silva

Pais e alunos/ Secundário

Sinopse

Annie Silva Pais, filha de Armanda e Fernando Silva Pais, trocou o marido e uma vida confortável na sombra do Estado Novo pelos ideais da revolução cubana. E por amor. Assumiu paixões tão ardentes como o fogo revolucionário e tornou-se tradutora e intérprete, membro confiado da equipa de Fidel Castro, à qual pertenceu até morrer. Para trás deixou a família e Portugal, onde regressou apenas em 1975, em trabalho e também para interceder pela libertação de seu pai, que nunca deixou de amar. Silva Pais foi o último diretor da PIDE.
Que mulher foi Annie? O que a motivou? O que leva uma filha do regime - filha de um dos homens fortes do regime -, casada com um diplomata suíço, a largar tudo e encontrar um propósito como militante da revolução cubana? Mais: o que guardava o seu coração?
Ana Cristina Silva combina realidade e ficção num romance tão sedutor como a figura desta mulher. Pesando factos e indícios, oferece-nos um retrato pleno de intimidade - e humanidade - numa irresistível galeria de personagens, de entre as quais sobressai Che Guevara, o grande amor de Annie.


*

 

Inês Meneses

Pais e  alunos / Secundário

«A Inês é a mais perigosa das mulheres. Fica-nos com o coração.»
Valter Hugo Mãe
Neste livro, Inês Meneses juntou o fôlego do quotidiano que muitas vezes deixamos transpirar para o Facebook. A autora recolheu-o e publicou-o. A conceção gráfica esteve a cargo da Lavandaria. Depois de várias edições de autor, o Caderno chega agora ao grande público, com chancela da Contraponto.
«O que aqui se escreve é para as pessoas, essa condição nem sempre certeira que distingue bichos entre irracionais e humanos.»

Boas férias e boas leituras

 

A equipa da BE