Agrupamento de
Escolas Augusto Cabrita
GUIÃO DE PESQUISA DE
INFORMAÇÃO
ESTE GUIÃO DE PESQUISA DE INFORMAÇÃO TEM COMO OBJECTIVO AJUDAR-TE A
ORGANIZAR AS VÁRIAS ETAPAS DE REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO.
Modelo PLUS: uma estratégia para a
pesquisa e uso da informação.
O modelo PLUS foi desenvolvido por James Herrings em 1996. A
sigla resulta das iniciais das seguintes etapas:
Purpose – propósito/objetivo (planificação
do trabalho)
Location – localização da melhor informação (fontes
de informação)
Use – utilização (usar a informação)
Self-evaluation – autoavaliação (autoavaliar o
trabalho)
❶ PLANIFICAR
O TRABALHO
·
O
que pretendo com este trabalho?
·
O
que é que eu já sei sobre o tema/problema?
·
Faço
o "brainstorming“ das ideias que já tenho sobre o tema/problema que me foi
colocado e registo-as num diagrama.
·
O
que preciso descobrir/pesquisar?
·
Penso
em algumas palavras-chave para procurar no índice de um livro ou num motor de
pesquisa...
·
Onde
posso procurar? Biblioteca, Web, ...?
❷ LOCALIZAR
INFORMAÇÃO
·
Quais
as fontes prováveis onde posso pesquisar?
(Livros, internet,
revistas, jornais, família, comunidade…)
·
Que
tipo de informação necessito?
(Factos,
opiniões, biografias, quadros, mapas, entrevistas, imagens)
· Faço
uma lista das fontes que considero mais adequadas.
·
Verifico
se as fontes de informação são úteis.
·
Respondem
às minhas questões?
·
Registo
as referências das fontes usadas (bibliografia, url…)
❸ USAR A
INFORMAÇÃO COM EFICÁCIA
·
Leio
atentamente e verifico se entendo o que leio.
·
Seleciono
informação relevante.
·
Recolho
a informação em diferentes fontes (livros, pessoas, revistas, computador),
usando as palavras-chave adequadas e verificando o conteúdo das páginas,
índices, títulos dos capítulos, figuras e quadros.
Nota: Enquanto leio as partes relevantes
de uma fonte, devo concentrar-me para verificar se esta responde às minhas
questões. Se não responde, continuo a interrogar-me… e regresso às perguntas e
palavras-chave.
·
Avalio
ainda a informação:
- Está
actualizada?
- É objetiva
ou tendenciosa?
- O autor está identificado?
- Devo
procurar outras fontes?
·
Registo
a informação recolhida:
- Tomo notas, sublinho, preencho uma grelha.
- Utilizo palavras próprias e identifico
citações.
- Verifico
se registei todos os dados que considero úteis.
O mais
importante no registo da informação é… NÃO COPIAR!
·
Organizo
a informação que recolhi.
·
Verifico
se tenho todas as respostas que procurava.
·
Verifico
se cumpri as indicações do professor.
·
Decido
como vou apresentar o trabalho final.
❹ AUTOAVALIAÇÃO
· Reflito
sobre os processos (fases) envolvidos na realização do trabalho.
· Identifico
os pontos a melhorar ao nível da planificação e procura de informação num
futuro trabalho.
·
O
que aprendi?
·
Pesquisei
a informação da melhor forma?
·
Organizei
bem o trabalho final?
·
O
que devo fazer de forma diferente da próxima vez?
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