CABEÇALHO-Pintura oferecida à Escola Secundária Augusto Cabrita, pelo pintor do Barreiro Kira, em homenagem ao seu amigo Augusto Cabrita.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019


Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita

GUIÃO DE PESQUISA DE INFORMAÇÃO
ESTE GUIÃO DE PESQUISA DE INFORMAÇÃO TEM COMO OBJECTIVO AJUDAR-TE A ORGANIZAR AS VÁRIAS ETAPAS DE REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO.
Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação.
O modelo PLUS foi desenvolvido por James Herrings em 1996. A sigla resulta das iniciais das seguintes etapas:
Purpose – propósito/objetivo (planificação do trabalho)
Location – localização da melhor informação (fontes de informação)
Use – utilização (usar a informação)
Self-evaluation – autoavaliação (autoavaliar o trabalho)

                             ❶ PLANIFICAR O TRABALHO
·         O que pretendo com este trabalho?
·         O que é que eu já sei sobre o tema/problema?
·         Faço o "brainstorming“ das ideias que já tenho sobre o tema/problema que me foi colocado e registo-as num diagrama.
·         O que preciso descobrir/pesquisar?
·         Penso em algumas palavras-chave para procurar no índice de um livro ou num motor de pesquisa...
·         Onde posso procurar? Biblioteca, Web, ...?

❷ LOCALIZAR INFORMAÇÃO
·         Quais as fontes prováveis onde posso pesquisar?
(Livros, internet, revistas, jornais, família, comunidade…)
·         Que tipo de informação necessito?
(Factos, opiniões, biografias, quadros, mapas, entrevistas, imagens)
·  Faço uma lista das fontes que considero mais adequadas.
·         Verifico se as fontes de informação são úteis.
·         Respondem às minhas questões?
·         Registo as referências das fontes usadas (bibliografia, url…)

                          ❸ USAR A INFORMAÇÃO COM EFICÁCIA
·         Leio atentamente e verifico se entendo o que leio.
·         Seleciono informação relevante.
·         Recolho a informação em diferentes fontes (livros, pessoas, revistas, computador), usando as palavras-chave adequadas e verificando o conteúdo das páginas, índices, títulos dos capítulos, figuras e quadros.
Nota: Enquanto leio as partes relevantes de uma fonte, devo concentrar-me para verificar se esta responde às minhas questões. Se não responde, continuo a interrogar-me… e regresso às perguntas e palavras-chave.
·         Avalio ainda a informação:
- Está actualizada?
- É objetiva ou tendenciosa?
 - O autor está identificado?
- Devo procurar outras fontes?
·         Registo a informação recolhida:
 - Tomo notas, sublinho, preencho uma grelha.
 - Utilizo palavras próprias e identifico citações.
- Verifico se registei todos os dados que considero úteis.
O mais importante no registo da informação é… NÃO COPIAR!
·         Organizo a informação que recolhi.
·         Verifico se tenho todas as respostas que procurava.
·         Verifico se cumpri as indicações do professor.
·         Decido como vou apresentar o trabalho final.

                     ❹ AUTOAVALIAÇÃO
·        Reflito sobre os processos (fases) envolvidos na realização do trabalho.
·       Identifico os pontos a melhorar ao nível da planificação e procura de informação num futuro trabalho.
·         O que aprendi?
·         Pesquisei a informação da melhor forma?
·         Organizei bem o trabalho final?
·         O que devo fazer de forma diferente da próxima vez?

Sem comentários:

Enviar um comentário