CABEÇALHO-Pintura oferecida à Escola Secundária Augusto Cabrita, pelo pintor do Barreiro Kira, em homenagem ao seu amigo Augusto Cabrita.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019


 Apresentação
 de
 Trabalhos Orais

Fazer uma apresentação oral pode causar algum receio. Nem sempre é fácil conseguir um bom desempenho. Aqui tens algumas “dicas” que poderão ajudar-te a encarar este tipo de trabalho com mais confiança.

O que deves fazer:

·      Planifica as diferentes fases do trabalho de acordo com o tempo de que dispões.
·      Se puderes ter contigo um cartão, regista as tuas ideias principais em forma de notas.
·      Usa linguagem formal (estás a apresentar um trabalho escolar).
·      Usa frases simples para que sejas claramente entendido/a.
·      Não fales muito depressa. Faz breves pausas após cada ideia. Isso ajudará quem te está a ouvir a perceber melhor o que estás a dizer.
·      Fala de forma clara (articula bem as palavras) e num tom de voz adequado (que seja audível para todos os presentes).
·      Tem as tuas notas contigo caso te esqueças de alguma coisa.
·      Certifica-te de que as tuas opiniões são claramente expressas (não te esqueças que factos e opiniões são coisas diferentes).
·      Treina a apresentação. Se puderes, grava e “observa-te”. Se não for possível, pede a um amigo ou familiar para te ouvir e confirma se conseguiste fazer-te entender. Regista o que precisas de melhorar.
·      Olha de frente as pessoas que estão a assistir à apresentação.


O que não deves fazer:

·      Ler.
·      Ter contigo o texto integral do teu trabalho. Podes ter a tentação de começar a ler.
·      Decorar integralmente toda a apresentação. Corres o risco de te sentires “perdido/a” apenas por te esqueceres de uma palavra. Se fores interrompido/a por qualquer razão sentirás dificuldades em reatar a apresentação.
·      Usar linguagem informal.
·      Olhar unicamente para as tuas notas. É importante estabelecer contacto visual com quem te está a ouvir.

Se estás a pensar utilizar material em PowerPoint, de apoio à tua apresentação, presta atenção às seguintes regras que deves ter em consideração.

Na utilização de suportes visuais
·      Um diapositivo bem feito é aquele que tem pouca informação – o teu público não quer ler testamentos, quer frases simples e eficazes.
·      Utiliza um tamanho de letra legível de todos os locais da sala.
·      Não escrevas frases inteiras em maiúsculas.
·       Escreve frases curtas, palavras-chave, conceitos.
·      Utiliza vocabulário simples, mas adequado ao assunto.
·      Apresenta imagens: esquemas, gráficos e/ou quadros legendados.
·      Caso apresentes o trabalho num computador que não é teu, grava-o em diferentes formatos – é comum que tenhas outro programa de edição de texto/apresentação de diapositivos no computador que não é teu, e poderás ter dificuldades em abrir o trabalho.
·      Se necessitares de transportar o trabalho, e se este for em grupo, certifica-te de que não és o único elemento com o trabalho na tua pen ou num CD. Caso te esqueças de algum destes suportes, terás sempre uma solução.
·      Finalmente, adota uma postura natural, mas correta e fala de forma descontraída, utilizando gestos adequados e um discurso fluente.

Sem comentários:

Enviar um comentário