CABEÇALHO-Pintura oferecida à Escola Secundária Augusto Cabrita, pelo pintor do Barreiro Kira, em homenagem ao seu amigo Augusto Cabrita.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019


 Apresentação
 de
 Trabalhos Orais

Fazer uma apresentação oral pode causar algum receio. Nem sempre é fácil conseguir um bom desempenho. Aqui tens algumas “dicas” que poderão ajudar-te a encarar este tipo de trabalho com mais confiança.

O que deves fazer:

·      Planifica as diferentes fases do trabalho de acordo com o tempo de que dispões.
·      Se puderes ter contigo um cartão, regista as tuas ideias principais em forma de notas.
·      Usa linguagem formal (estás a apresentar um trabalho escolar).
·      Usa frases simples para que sejas claramente entendido/a.
·      Não fales muito depressa. Faz breves pausas após cada ideia. Isso ajudará quem te está a ouvir a perceber melhor o que estás a dizer.
·      Fala de forma clara (articula bem as palavras) e num tom de voz adequado (que seja audível para todos os presentes).
·      Tem as tuas notas contigo caso te esqueças de alguma coisa.
·      Certifica-te de que as tuas opiniões são claramente expressas (não te esqueças que factos e opiniões são coisas diferentes).
·      Treina a apresentação. Se puderes, grava e “observa-te”. Se não for possível, pede a um amigo ou familiar para te ouvir e confirma se conseguiste fazer-te entender. Regista o que precisas de melhorar.
·      Olha de frente as pessoas que estão a assistir à apresentação.


O que não deves fazer:

·      Ler.
·      Ter contigo o texto integral do teu trabalho. Podes ter a tentação de começar a ler.
·      Decorar integralmente toda a apresentação. Corres o risco de te sentires “perdido/a” apenas por te esqueceres de uma palavra. Se fores interrompido/a por qualquer razão sentirás dificuldades em reatar a apresentação.
·      Usar linguagem informal.
·      Olhar unicamente para as tuas notas. É importante estabelecer contacto visual com quem te está a ouvir.

Se estás a pensar utilizar material em PowerPoint, de apoio à tua apresentação, presta atenção às seguintes regras que deves ter em consideração.

Na utilização de suportes visuais
·      Um diapositivo bem feito é aquele que tem pouca informação – o teu público não quer ler testamentos, quer frases simples e eficazes.
·      Utiliza um tamanho de letra legível de todos os locais da sala.
·      Não escrevas frases inteiras em maiúsculas.
·       Escreve frases curtas, palavras-chave, conceitos.
·      Utiliza vocabulário simples, mas adequado ao assunto.
·      Apresenta imagens: esquemas, gráficos e/ou quadros legendados.
·      Caso apresentes o trabalho num computador que não é teu, grava-o em diferentes formatos – é comum que tenhas outro programa de edição de texto/apresentação de diapositivos no computador que não é teu, e poderás ter dificuldades em abrir o trabalho.
·      Se necessitares de transportar o trabalho, e se este for em grupo, certifica-te de que não és o único elemento com o trabalho na tua pen ou num CD. Caso te esqueças de algum destes suportes, terás sempre uma solução.
·      Finalmente, adota uma postura natural, mas correta e fala de forma descontraída, utilizando gestos adequados e um discurso fluente.


Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita

GUIÃO DE PESQUISA DE INFORMAÇÃO
ESTE GUIÃO DE PESQUISA DE INFORMAÇÃO TEM COMO OBJECTIVO AJUDAR-TE A ORGANIZAR AS VÁRIAS ETAPAS DE REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO.
Modelo PLUS: uma estratégia para a pesquisa e uso da informação.
O modelo PLUS foi desenvolvido por James Herrings em 1996. A sigla resulta das iniciais das seguintes etapas:
Purpose – propósito/objetivo (planificação do trabalho)
Location – localização da melhor informação (fontes de informação)
Use – utilização (usar a informação)
Self-evaluation – autoavaliação (autoavaliar o trabalho)

                             ❶ PLANIFICAR O TRABALHO
·         O que pretendo com este trabalho?
·         O que é que eu já sei sobre o tema/problema?
·         Faço o "brainstorming“ das ideias que já tenho sobre o tema/problema que me foi colocado e registo-as num diagrama.
·         O que preciso descobrir/pesquisar?
·         Penso em algumas palavras-chave para procurar no índice de um livro ou num motor de pesquisa...
·         Onde posso procurar? Biblioteca, Web, ...?

❷ LOCALIZAR INFORMAÇÃO
·         Quais as fontes prováveis onde posso pesquisar?
(Livros, internet, revistas, jornais, família, comunidade…)
·         Que tipo de informação necessito?
(Factos, opiniões, biografias, quadros, mapas, entrevistas, imagens)
·  Faço uma lista das fontes que considero mais adequadas.
·         Verifico se as fontes de informação são úteis.
·         Respondem às minhas questões?
·         Registo as referências das fontes usadas (bibliografia, url…)

                          ❸ USAR A INFORMAÇÃO COM EFICÁCIA
·         Leio atentamente e verifico se entendo o que leio.
·         Seleciono informação relevante.
·         Recolho a informação em diferentes fontes (livros, pessoas, revistas, computador), usando as palavras-chave adequadas e verificando o conteúdo das páginas, índices, títulos dos capítulos, figuras e quadros.
Nota: Enquanto leio as partes relevantes de uma fonte, devo concentrar-me para verificar se esta responde às minhas questões. Se não responde, continuo a interrogar-me… e regresso às perguntas e palavras-chave.
·         Avalio ainda a informação:
- Está actualizada?
- É objetiva ou tendenciosa?
 - O autor está identificado?
- Devo procurar outras fontes?
·         Registo a informação recolhida:
 - Tomo notas, sublinho, preencho uma grelha.
 - Utilizo palavras próprias e identifico citações.
- Verifico se registei todos os dados que considero úteis.
O mais importante no registo da informação é… NÃO COPIAR!
·         Organizo a informação que recolhi.
·         Verifico se tenho todas as respostas que procurava.
·         Verifico se cumpri as indicações do professor.
·         Decido como vou apresentar o trabalho final.

                     ❹ AUTOAVALIAÇÃO
·        Reflito sobre os processos (fases) envolvidos na realização do trabalho.
·       Identifico os pontos a melhorar ao nível da planificação e procura de informação num futuro trabalho.
·         O que aprendi?
·         Pesquisei a informação da melhor forma?
·         Organizei bem o trabalho final?
·         O que devo fazer de forma diferente da próxima vez?