CABEÇALHO-Pintura oferecida à Escola Secundária Augusto Cabrita, pelo pintor do Barreiro Kira, em homenagem ao seu amigo Augusto Cabrita.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Encontro online com Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada assinala o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

No dia 27 de outubro, os alunos das turmas do 3.º e 4.º ano e do 2.º ciclo (5.º E e 6.º D) participaram, nas respetivas bibliotecas escolares, no encontro online "Luís Vaz de Camões: Um Poeta Genial", com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

A atividade, integrada nas comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), proporcionou aos alunos um momento de contacto direto com as autoras, permitindo aprofundar o conhecimento sobre a vida e a obra de Luís Vaz de Camões e despertar o interesse pela leitura e pela literatura.

A participação dos alunos foi marcada pelo entusiasmo e pela curiosidade, tornando esta iniciativa uma experiência enriquecedora e motivadora, que reforçou o papel da Biblioteca Escolar como espaço de aprendizagem, cultura e promoção da leitura.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Dia Mundial da Alimentação nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento


No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), subordinado ao tema "Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias", as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita assinalam o Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, com um conjunto de atividades dirigidas à comunidade escolar.

Ao longo do dia, os participantes poderão visitar uma exposição dedicada ao tema, assistir à projeção de uma apresentação multimédia na Biblioteca, explorar jogos lúdicos e pedagógicos e participar na oferta de fruta da época, disponível junto à entrada do Bloco A, durante o intervalo da manhã.

Esta iniciativa resulta de uma articulação entre as Bibliotecas Escolares, as disciplinas de Cidadania, Ciências Naturais e Português, bem como com o projeto Eco-Escolas, contando ainda com a colaboração dos alunos do CEF na preparação e dinamização do lanche.

Convidamos toda a comunidade educativa a participar nesta iniciativa e a refletir sobre a importância de uma alimentação saudável para o bem-estar e a qualidade de vida.

O cartaz de divulgação encontra-se em seguida.