CABEÇALHO-Pintura oferecida à Escola Secundária Augusto Cabrita, pelo pintor do Barreiro Kira, em homenagem ao seu amigo Augusto Cabrita.

terça-feira, 31 de março de 2026

Eleito o Embaixador Digital do 5.º Ano

Na sequência das Olimpíadas de Cidadania Digital, realizadas em articulação entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Cidadania e Desenvolvimento, foi eleito o Embaixador Digital do 5.º ano.

Após as diferentes fases da iniciativa, o aluno Liam Tavares, da turma 5.º E, foi o vencedor do desafio, distinguindo-se pelo seu conhecimento, responsabilidade e empenho na promoção de uma utilização segura, ética e responsável das tecnologias digitais.

A Biblioteca Escolar felicita o aluno pela conquista deste reconhecimento e agradece a todos os alunos que participaram nas Olimpíadas de Cidadania Digital, demonstrando entusiasmo, espírito de participação e compromisso com os valores da cidadania digital.

Parabéns ao nosso Embaixador Digital do 5.º ano!

segunda-feira, 30 de março de 2026

Olimpíadas de Cidadania Digital promovem participação e cidadania

 

Entre os dias 24 e 27 de março, decorreram as Olimpíadas de Cidadania Digital, uma iniciativa que desafiou os alunos do 5.º ano a refletir sobre a importância de uma utilização segura, responsável e ética das tecnologias digitais.

A atividade desenvolveu-se em duas fases: uma fase de turma, durante a qual foi eleito o Líder Digital de cada turma, e uma fase interturmas, que culminou na eleição do Embaixador Digital do 5.º ano.

Ao longo das diferentes etapas, os alunos participaram com grande interesse, entusiasmo e sentido de responsabilidade, demonstrando os conhecimentos e as competências adquiridas no âmbito da cidadania digital. Para além do caráter lúdico e competitivo da iniciativa, as Olimpíadas promoveram a reflexão sobre boas práticas no ambiente digital, incentivando o respeito, a segurança e a responsabilidade na utilização das tecnologias.

A Biblioteca Escolar congratula todos os participantes pelo empenho demonstrado.

sábado, 28 de março de 2026

Divulgação dos Resultados das Olimpíadas de Cidadania Digital


É com grande satisfação que divulgamos os resultados da participação das turmas do 5.º ano nas Olimpíadas de Cidadania Digital, uma atividade desenvolvida em articulação entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Cidadania e Desenvolvimento.

Esta iniciativa teve como objetivo promover o desenvolvimento de competências essenciais no âmbito da cidadania digital, incentivando os alunos a adotar comportamentos responsáveis, seguros e éticos na utilização das tecnologias.

Parabenizamos todos os alunos pelo empenho, entusiasmo e sentido de responsabilidade demonstrados ao longo das diferentes fases da atividade.

No Desafio Interturmas – Líderes Digitais, foram apurados os seguintes representantes de cada turma:

  • 5.º A – M.ª Eduarda Lobão
  • 5.º B – Iris Costa
  • 5.º C – Luzeny Lima
  • 5.º D – Diokine Mendy
  • 5.º E – Liam Tavares

A todos os participantes, os nossos parabéns pelo excelente desempenho!

Os resultados encontram-se igualmente afixados junto à Biblioteca Escolar.

quinta-feira, 19 de março de 2026

Desafio “Bibliotecas do Futuro”


Na sequência da atividade realizada na Biblioteca da EPAM com as turmas do 5.º ano, a Biblioteca Escolar lança o desafio “Bibliotecas do Futuro”, convidando todos os alunos a participar.

O desafio consiste em imaginar como será a biblioteca do futuro, explorando ideias relacionadas com a Inteligência Artificial, e apresentar uma proposta criativa em formato livre, individualmente ou em grupos de 2 a 3 elementos. Os trabalhos podem ser apresentados em diferentes formatos, como desenho, história, vídeo ou podcast.

Os trabalhos deverão ser entregues na Biblioteca Escolar até ao dia 30 de março. Os três trabalhos mais criativos serão distinguidos com prémio.

Esta iniciativa pretende incentivar a criatividade, a imaginação e a reflexão sobre o papel das bibliotecas num futuro cada vez mais digital.

O cartaz de divulgação encontra-se em seguida.

quarta-feira, 18 de março de 2026

Formação de utilizadores: “IA, bibliotecas e o futuro das histórias”


Entre os dias 16 e 18 de março, a Biblioteca Escolar irá dinamizar sessões de formação de utilizadores subordinadas ao tema “IA, bibliotecas e o futuro das histórias”, destinadas aos alunos do 5.º ano.

Estas sessões têm como objetivo apoiar os alunos na utilização autónoma da Biblioteca Escolar e dos seus recursos, promovendo competências essenciais de pesquisa e organização da informação.

Ao longo das sessões, os alunos irão conhecer as regras de funcionamento da biblioteca, compreender a organização dos recursos e aprender a pesquisar livros no catálogo bibliográfico.

As sessões serão organizadas por turma, em diferentes horários ao longo da semana.

Contamos com a participação e empenho de todos os alunos nesta formação, essencial para uma utilização mais autónoma e eficaz da Biblioteca Escolar.

sexta-feira, 6 de março de 2026

Rumo à Fase Final do Concurso Concelhio de Leitura!

Hoje, 6 de março, os alunos do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita participam na Fase Final do Concurso Concelhio de Leitura, representando a nossa escola com entusiasmo, dedicação e gosto pelos livros e pela leitura.


As Bibliotecas Escolares desejam a todos os participantes muito sucesso, confiando que esta será uma experiência enriquecedora, repleta de boas leituras, partilhas e aprendizagens.

As Bibliotecas Escolares desejam a todos os participantes muito sucesso e uma experiência enriquecedora, repleta de boas leituras e novas descobertas! 📚

Olimpíadas de Cidadania Digital – 24 a 27 de março


 

segunda-feira, 2 de março de 2026

Encontros de Leitura com novo horário | BE da EPAM

Para facilitar a participação de um maior número de alunos, os Encontros de Leitura passam a realizar-se todas as quartas-feiras, durante o intervalo da manhã, das 9h50 às 10h10, na Biblioteca da EPAM.

Se gostas de ler e de conversar sobre livros, este é o espaço ideal para partilhares as tuas leituras, descobrires novas histórias e trocares recomendações com outros colegas, num ambiente descontraído e acolhedor.

Convidamos todos os alunos do 2.º e 3.º ciclo a juntarem-se a esta iniciativa e a fazerem parte da nossa comunidade de leitores. Esperamos por ti!