CABEÇALHO-Pintura oferecida à Escola Secundária Augusto Cabrita, pelo pintor do Barreiro Kira, em homenagem ao seu amigo Augusto Cabrita.

segunda-feira, 27 de abril de 2026

Ateliê Smartphone no âmbito do Projeto L.E.I.

No dia 23 de abril, no período da manhã, a Biblioteca da EPAM recebeu a realização do Ateliê Smartphone, dinamizado por Alain Corbel, no âmbito do Projeto L.E.I. – Literatura, Educação e Ilustração.

A atividade foi desenvolvida com a turma do 6.º D, em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica, proporcionando aos alunos uma experiência criativa e inovadora de exploração da imagem e da narrativa visual através do uso do smartphone como ferramenta artística.

Ao longo da sessão, os alunos foram desafiados a observar, criar e experimentar diferentes formas de expressão visual, promovendo o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade estética e das competências digitais.

A iniciativa constituiu um momento enriquecedor de aprendizagem, destacando-se a participação ativa dos alunos e a articulação entre a Biblioteca Escolar, o projeto L.E.I. e a disciplina de Educação Tecnológica.

sábado, 25 de abril de 2026

“À Descoberta da EPAM” promove uma transição acolhedora para o 5.º ano

No âmbito do Projeto de Transição do 4.º para o 5.º ano, realizou-se, no Dia Aberto do Agrupamento, a atividade "À Descoberta da EPAM", organizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação.

Ao longo da iniciativa, os alunos do 4.º ano conheceram os espaços, os serviços e os clubes da sua futura escola, acompanhados pelos padrinhos/mentores (alunos do 8.º ano), cujo empenho e sentido de responsabilidade foram fundamentais para o sucesso da atividade.

Destaca-se ainda a colaboração dos alunos dos CEF, que prepararam e serviram o lanche-convívio, contribuindo para um momento de partilha e acolhimento.

A todos os que colaboraram nesta iniciativa, o nosso agradecimento pelo contributo prestado na promoção de uma transição mais tranquila, acolhedora e positiva para os alunos do 1.º ciclo.

sexta-feira, 3 de abril de 2026

Rumo ao 5.º Ano: À Descoberta da EPAM

No âmbito do Projeto de Transição do 4.º para o 5.º ano, a Biblioteca Escolar, em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), promove, no próximo dia 24 de abril, durante o Dia Aberto do Agrupamento, a atividade "À Descoberta da EPAM", dirigida aos alunos do 4.º ano.

A iniciativa pretende dar a conhecer a futura escola, os seus espaços, as regras de funcionamento, os serviços e os clubes, contribuindo para uma integração mais tranquila e positiva no próximo ano letivo.

Ao longo da atividade, os alunos serão acompanhados pelos padrinhos/mentores, alunos do 8.º ano, que os orientarão na descoberta da EPAM e os ajudarão a sentir-se mais confiantes nesta nova etapa do seu percurso escolar.

Os alunos do 4.º ano deverão trazer o cartão da escola, que será utilizado durante a atividade e lhes permitirá familiarizarem-se com um dos recursos que passarão a utilizar diariamente no próximo ano letivo.